
SOBRE NÓS
O CAMP Ipiranga Assistência Social, constituído como organização da sociedade civil, é uma entidade de assistência social fundada em 28/10/1980 pelo Rotary Club de São Paulo Ipiranga, com o apoio da Associação Comercial de São Paulo – Distrital Ipiranga, com o intuito de atender adolescentes, jovens e suas famílias, além de realizar a defesa e garantia de direitos no âmbito da assistência social. Ao longo dos anos, membros de outros clubes rotários da região passaram a apoiar e integrar a diretoria da entidade, que é composta integralmente por voluntários.
A atuação da entidade está inserida no âmbito da proteção social básica, em conformidade com a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) e demais normativas pertinentes à área da assistência social.
A entidade realiza atendimento socioassistencial por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Familiares e Comunitários (Resolução 109/CNAS/2009), desenvolvendo ações que têm, como método, natureza socioeducativa e caráter preventivo. Essas ações visam contribuir para a proteção integral, o desenvolvimento e a socialização de adolescentes em condições de vulnerabilidade, risco e exclusão social, por meio de atividades que facilitam o exercício da cidadania e promovem sua autonomia.
No que se refere à atividade de "promoção da integração ao mercado/mundo do trabalho" — que constitui um dos objetivos da assistência social conforme o artigo 203 da Constituição Federal —, a entidade também atende à Lei nº 8.069/1990 (ECA), à Resolução 33/CNAS/2011 e à Nota Técnica 02/2017/DRSP/SNAS/MDS, realizando o que se convencionou chamar de "socioaprendizagem".
O CAMP Ipiranga atende adolescentes, jovens, adultos e suas famílias e, a médio prazo, busca alcançar toda a comunidade no enfrentamento da pobreza e da exclusão social, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de todos e efetivar direitos.
A entidade possui todas as inscrições e registros obrigatórios e de mérito social, com destaque para os títulos de Utilidade Pública Municipal e Estadual, além de registros nos Conselhos Municipais de Assistência Social e dos Direitos da Criança e do Adolescente. Também mantém sua inscrição como entidade de assistência social junto à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e, desde 2016, integra o Cadastro Nacional de Entidades de Assistência Social (CNEAS), do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS).
O atendimento é realizado em parceria com:
-
SMADS – Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, por meio de parceria supervisionada pelo CRAS Ipiranga / SAS Ipiranga. O serviço socioassistencial executado é denominado CEDESP – Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo da Cidade de São Paulo;
-
Associações, empresas e membros da comunidade, que apoiam o desenvolvimento dos serviços, programas e projetos.
Ao longo dos anos, mais de 13.000 pessoas foram atendidas nos serviços e programas da entidade, consolidando sua atuação como referência na região.






